Energia reativa

A AES Eletropaulo, bem como outras operadoras de energia elétrica de vários estados do país, começaram a instalar novos medidores eletrônicos em comércios e condomínios residenciais a partir de 2008. Os novos medidores eletrônicos são equipamentos mais modernos capazes de verificar não somente a energia ativa, mas também a energia reativa excedente. A instalação do equipamento é avisada em uma carta que a operadora envia para o estabelecimento comercial ou condomínio. Com o novo medidor, a AES Eletropaulo e outras operadoras passaram a cobrar multas pela geração de energia reativa nestes estabelecimentos. 

Condomínios
Os condomínios residenciais passaram a ter cobrança de energia reativa excedente, com a instalação de medidores eletrônicos de energia. Elevadores, bombas de recalque, bombas de piscina, elevadores, ar-condicionado e iluminação, consomem esta energia reativa, que quando excedida, gera cobrança adicional.

Comércios
Panificadoras, mercados, hotéis, restaurantes, açougues, bares, bufês e demais estabelecimentos que utilizam geladeiras, freezers, ar-condicionado e elevadores, e estão pagando taxa adicional por excedente reativo, precisam instalar bancos de capacitores do tipo semi-automático - quando a carga é pequena. Ideal para cobranças adicionais de até R$ 100,00 por mês, ou abaixo de 10 kVAr.